Em períodos de variações nos preços dos combustíveis, é comum que motoristas alternem entre o uso de gasolina ou etanol na hora de abastecer, conforme as melhores ofertas.
Contudo, sempre surgem alguns questionamentos sobre o que é verdade ou mito sobre esse assunto. Pensando nisso, respondemos as principais dúvidas sobre a gasolina e etanol.
Misturar etanol e gasolina prejudica o motor?
Mito! A verdade é que os motores flex são projetados para funcionar com qualquer proporção entre gasolina e etanol.
Etanol só compensa se custar menos de 70% da gasolina?
Mito! Apesar de muitos motoristas utilizarem essa conta como referência na hora de escolher o combustível, seu resultado não é o bastante para definir qual opção será mais vantajosa para o bolso.
Etanol mantém o motor mais limpo?
Verdade! Diferente do que acontece com a gasolina, a queima do etanol praticamente não libera resíduos sólidos, que acabam se acumulando no motor e nos componentes do sistema de injeção.
Gasolina ou etanol aditivados melhoram o rendimento do motor?
Mito! O papel do combustível aditivado, seja gasolina ou etanol, é ajudar na eliminação dos resíduos sólidos acumulados no sistema de injeção eletrônica.
Etanol causa falhas de partida em dias frios?
Verdade, mas com ressalvas! Em baixas temperaturas, o combustível tende a permanecer em estado líquido, dificultando a sua queima. Para evitar esse problema, basta se lembrar de abastecer o tanquinho de partida a frio com gasolina.
Conte com a Milenium, aqui temos as melhores marcas para o seu veículo!