Quando se trata do sistema de lubrificação do veículo, todo cuidado é pouco. É essencial se atentar aos prazos corretos para fazer a troca de óleo, além de seguir rigorosamente as orientações do fabricante do veículo. Dessa forma garantindo o bom funcionamento do motor e a segurança do motorista.
Conheça alguns erros comuns e fique atento para não cometer nenhum deles!
1. Perder a data da troca do óleo:
Esquecer a data da troca do óleo é algo muito recorrente. Quanto mais o tempo passa, mais sujeito a problemas o veículo fica.
2. Completar o óleo:
Em termos de lubrificação automotiva, não é uma boa ideia completar o óleo. É preciso ter atenção, pois essa é uma prática muito comum em postos.
3. Usar aditivos:
Nem sempre essa prática acrescentará algo de útil ao funcionamento do motor. Os lubrificantes contam com os aditivos necessários para garantir que o motor funcione perfeitamente.
4. Não trocar o filtro:
Sempre que fizer a troca de óleo do carro, lembre-se de trocar o filtro. Pois esse item acumula sujeiras que podem contaminar o novo lubrificante.
5. Não utilizar o lubrificante recomendado pelo fabricante do veículo:
Utilize o óleo de acordo com o recomendado pelo manual do fabricante do veículo, ninguém conhece mais o motor do seu carro do quem fabricou.
6. Verificar o nível com o motor quente, recém desligado:
Se quiser saber exatamente como anda o nível de óleo, procure fazer a medição pela manhã, antes de ligar o veículo e em local plano.
Conte com a Rondobras, aqui temos as melhores marcas para seu veículo!